Especial James Joyce: O que vem por aí e sorteio!

Reza a lenda (e vamos lá, ao falar de James Joyce as lendas são muitas) que na data que celebraria os 50 anos dos eventos narrados em Ulysses, John Ryan,  Flann O’Brien, Patrick Kavanagh, Anthony Cronin, Tom Joyce (sobrinho de James Joyce) e AJ Leventhal fizeram uma peregrinação pelas ruas de Dublin, a fim de reproduzir os passos das personagens daquele que é um dos romances mais famosos do século XX, criando assim o que seria o primeiro Bloomsday da história. Mas na realidade, seja lá qual for a origem do evento, o fato é que pegou – e hoje em dia o 16 de junho é celebrado não apenas por irlandeses, mas por admiradores de James Joyce no mundo todo e sim, até mesmo aqui no Brasil.

Aliás, 2012 tem tudo para ser um Bloomsday especial para os brasileiros. Mês passado foi lançado pela Companhia das Letras a nova tradução de Ulysses, por Caetano W. Galindo. E agora neste mês a editora Hedra lançou Dublinenses, com tradução atualizada e ampliada de José Roberto O’Shea. São duas traduções que merecem destaque pela qualidade e, melhor ainda, por trazer a oportunidade de termos James Joyce em nossas casas a preços razoáveis. E assim o 16 de junho chega como uma bela desculpa para você que há tanto queria conhecer James Joyce furar sua fila de leituras pendentes para conferir um pouco o trabalho de um escritor que conseguiu a façanha de criar um dos únicos livros do mundo para o qual existe um dia de celebrações especiais.

E é claro que nós no Meia Palavra não deixaremos a data passar em branco, e preparamos uma semana inteira com postagens sobre o escritor. Você terá de tudo um pouco aqui: as obras do autor, curiosidades e muito mais, com textos escritos por membros da equipe e também convidados especiais.  A partir de amanhã até o domingo que vem, todos os dias algo relacionado a James Joyce será publicado (nos horários com os quais nossos leitores já estão acostumados, é claro).

Deixando o melhor para o fim, anunciamos também uma promoção especial! No dia 16 de junho sortearemos um exemplar de Dublinenses, da editora Hedra! Para concorrer é fácil: basta deixar até o dia 15/6 um comentário neste post, usando um email válido ao preencher os dados (que será usado para entrarmos em contato com o vencedor).  O resultado será divulgado no dia 16/6 (Bloomsday) aqui no blog. Boa sorte para os que participarem =D

Advertisements

90 thoughts on “Especial James Joyce: O que vem por aí e sorteio!

  1. Vou rezar uma lenda para ganhar esse prêmio!

    Parabéns pelo site, bem como pela iniciativa!!!

    Abraço!

  2. Bom dia!

    Quero participar. Por isso deixo uma frase dele:

    “Sou amanhã, ou noutro dia futuro, o que estabeleço hoje. Sou hoje o que estabeleci ontem ou noutro dia anterior” (James Joyce)

  3. Uma obra de Joyce (com característica autobiográfica) que merece também ser conhecida de todos é “Retrato do artista quando jovem” . Não percam a oportunidade de lê-la. Sobre “Dublinenses” e quero muito ganhar um exemplar.
    Parabéns ao Meia Palavra
    Luciana

  4. Depois de tantos textos bons, a vontade de ler Joyce é grande, e porque não começar logo por um livro ganhado no Meia?

  5. Depois de ter visto Joyce no St. Stephen’s Green … amanhã será o dia de retomar as lembranças e comemorar o bloomsday …só que agora no Brasil.

  6. Que site massa!
    É uma fonte de boas informações e cultura.

    E é preciso furar filas de leituras e colocar o James Joyce em dia.

    Parabéns !!

  7. Excelente promoção!
    Só ainda não tenho certeza se James Joyce ia furar a fila das leituras, especialmente considerando-se o La isla bajo el mar, da Isabel Allende, que tá parado há 2 meses na cabeceira esperando a faculdade dar um tempo a mais pra retomar as leituras.

  8. Um “like” no comentário da Luciana M S – Retrato do artista quando jovem é um ótimo livro. Pra ler e reler, e ler de novo e de novo e de novo.

    Abs e feliz bloomsday antecipado!

  9. Estou muito encima da hora para tentar concorrer,mas vou fazer esse comentario super-rapido!Dubliness é um dos romences de james joyce,ao qual ainda não pus minhas mãos.Como qualquer um é consagrado por ser um otimo escritor e sei que se eu quiser ganhar essa promoção eu tenho que usar belas palavras,que é o que me falta a capacidade.Agradeço para quem ler esse comentário…na verdade o meu comentario é esse:adorei essa promoção e como todos os outros sou um interresseiro!Não sei se mereço tal premio mas não quero que tenham dó de mim.Como sempre digo:”Coitado é filho de rato que nasce pelado!”

  10. Ah, eu quero tanto ler/ter o Dublinenses. Tenho “O Retrato do Artista Quando Jovem” como um dos meus livros favoritos, e por pouco não prossegui na obra de Joyce ao tentar , de maneira ingênua e fracassando, ler Ulisses como a porta de entrada no conjunto de suas obras.

  11. Assim como todos os que comentaram, também não li ainda, talvez por falta de uma boa tradução!
    Espero curtir esse feriado com toda literatura possível!
    Abraço poético, Ana

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s