O sonho de Vitório (Veridiana Scarpelli)

Sonhos por si só são histórias. Nem sempre com começo, meio e fim; nem sempre lógico. Há inclusive quem só sonhe em preto e branco. Mas ainda assim, se todo dia ao acordar você escrevesse sobre o que sonhou, certamente teria em mãos um livro bastante interessante (mas não, a ideia não seria original. Jack Kerouac já fez isso). O que chama a atenção nessas “histórias oníricas” é que ao contrário do que acontece quando estamos acordados, ao dormir deixamos de lado regras, convenções ou noções do que é possível ou impossível. Simplesmente sonhamos.

O mesmo se dá com as crianças, é evidente, mas enquanto nós adultos tentamos buscar significados (seja o mais cético tentando observar alguma mensagem que o corpo está enviando, seja o mais crédulo que vê nos sonhos simbologias capazes até de prever o futuro), os pequenos apenas se divertem.

E é como um resgate dessa diversão que chega O sonho de Vitório, livro de estreia da artista Veridiana Scarpelli, lançado pela Cosac Naify em maio. O Vitório do título é um porquinho fofo de camisa listrada, que vemos inicialmente dormindo para então voarmos com ele para o mundo dos sonhos. Um super-porco, um monte de patos, um mergulho no fundo do mar, uma festa a fantasia. Exatamente como acontece quando sonhamos, os elementos falados assim parecem não ter conexão, mas na forma de sonho faz sentido como uma grande e gostosa aventura.

O truque que Scarpelli usa para dar essa sensação de coesão é que há sempre um elemento chave que liga uma página (ou até poderíamos dizer, quadro) com outra, formando de fato uma sequência coerente, mesmo que esteja representando um sonho. A capa vermelha que o porco usa para voar aparece na página seguinte, onde surge uma porção de QUA QUA QUA QUA. Virando a página, lá estão os QUA QUA QUAs mas vemos patinhos se aproximando, descendo do céu com guarda-chuvas, depois o quadro seguinte é ocupado pelos patos, os QUA QUA QUAs e vemos no canto um lago. E assim segue O sonho de Vitório, que possui um ritmo tão marcante que parece até ter nascido para ser uma animação.

Não consegui reconhecer quais técnicas Scarpelli usa nas ilustrações, mas parece desenho feito sobre papel reciclado. Alguns desenhos parecem feitos com giz-de-cera, outros com lápis mesmo. Há ainda algumas páginas que dão a sensação de que ela utilizou carimbos (como os ZZZZZZ de quando Vitório está dormindo) e outras que dão uma sensação de que há uma mistura de desenho com colagem, como nas imagens que têm confetes (na capa e na festa a fantasia). De qualquer modo, a arte é linda, e o apelo visual é enorme – difícil que vá passar batido para alguma criança, especialmente nas páginas com cores mais vivas como as que o porquinho está embaixo d’água.

É realmente muito gostoso, porque traz o sabor delicioso de quando sonhávamos sem nos preocupar com o que aquilo queria dizer, ou se aquilo era possível. O porquinho Vitório e seu sonho no final das contas poderia muito bem ser o sonho de qualquer criança, e por isso mesmo a história tão singela consegue ser ao mesmo tempo tão cativante. Para quem ficou curioso, segue o booktrailer do livro:

O sonho de Vitório
Veridiana Scarpelli
32 Páginas
Preço sugerido: R$ 35,00

Saiba mais sobre essa e outras obras no site da Editora Cosac Naify

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s