A morada final dos escritores: Londres

No começo da semana comentei sobre cemitérios de Paris onde estão enterrados escritores famosos. Volto a lembrar que o hábito de visitar esses lugares não é comum para todo turista, mas que para alguns fãs acaba sendo uma espécie de parada obrigatória, seja para prestar homenagem, seja como uma espécie de peregrinação. Continuo então comentando sobre a morada final dos escritores, desta vez em outra cidade europeia, Londres. Mais uma vez, o passeio vale a pena não só pelos túmulos dos escritores, mas por toda a história do lugar – alguns deles contam inclusive com guia, para ter uma ideia de como dá para aproveitar.

Highgate

Esta visita é imperdível para os apaixonados pelo período vitoriano. O melhor jeito de chegar lá é descer na estação Archway e atravessar o Waterlow Park (opção de unir dois passeios em um). Mas como é uma boa andada (que inclui uma boa subida), não esqueça de sua garrafinha de água. No Highgate você tem que pagar pelo passeio. Se for apenas na parte “nova” do cemitério (que chamam de East Cemetery), pagará 3 libras pelo passeio, e terá a chance de visitar túmulos como o de Karl Marx, George Eliot e de Douglas Adams.

Do outro lado, você verá uma entrada que parece até daquelas de filme de terror. A visita ao West Cemetery custa 7 libras, e você necessariamente terá que acompanhar um guia que contará detalhes sobre o local. A necessidade do guia se faz porque o cemitério foi bombardeado durante a guerra e alguns lugares não são mais seguros. Mas acredite, vale a pena o pagamento – o guia contará histórias da Inglaterra vitoriana que parecem ter saído de um livro, como de George Wombwell ou de Thomas Sayers. Há ainda toda uma apresentação de costumes da Inglaterra do século XIX, que tinha uma quedinha especial por assuntos envolvendo a morte. Realmente vale o preço.

Douglas Adams. Confesso uma pequena decepção por não ter um "42" na lápide (clique na imagem para ampliá-la)

Bunhill Fields

Esse tem uma história interessante. A região foi utilizada para enterrar vítimas da peste e acabou que o solo nunca foi consagrado. Por esse motivo, passou a ser procurado por dissidentes ingleses. Por ser bastante antigo (foi fundado em 1665), é um desses lugares que tem muita história para contar – e sim, tem muitos “moradores” famosos. Assim como no caso do Highgate, você também pode fazer o passeio seguindo um guia – mas no caso ele não é obrigatório. Custa 4 libras, mas caso queira se aventurar sozinho, pode simplesmente baixar o mapa aqui.

Para chegar lá não é preciso caminhar muito, basta descer na estação Old Street. No campo da literatura os dois nomes mais emblemáticos são o de William Blake e Daniel Defoe, sendo que um túmulo fica bem próximo ao outro.

William Blake (clique na imagem para ampliá-la)

Poets’ Corner

Assim como Paris tem o Panteão para quem quer fugir de cemitérios, Londres tem o Poets’ Corner, que fica na abadia de Westminster. Para entrar na abadia você precisará pagar 16 libras (e dependendo dos seus planos em Londres, talvez valha a pena considerar comprar um London Pass). Lá dentro você encontrará fones de ouvido com uma tour gravada (sim, “de graça”, ou melhor, valendo parte das 16 libras que você pagou para entrar), e aí pode ir passeando pela abadia enquanto escuta as explicações sobre o local.

No caso do Poets’ Corner, existem monumentos (como o para Shakespeare, Wilde, Trollope, Thackeray, Shelley, Milton, Marlowe… enfim, vários), mas também há alguns escritores enterrados lá como Robert Browning, Chaucer, Dickens e Tennyson). É daqueles passeios que valem a pena porque a abadia é enorme, e você pode passar horas lá dentro sem ter explorado tudo.

Piso do Poets' Corner (clique na imagem para ampliá-la)

Advertisements

3 thoughts on “A morada final dos escritores: Londres

    1. Ótima ideia, Vinnie =] Mas para esse eu precisaria da colaboração do pessoal dos outros estados, pq só poderia falar de Curitiba, hehe.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s