Clássicos da Literatura em Quadrinhos: Um Conto de Natal

Um Conto de Natal, de Charles Dickens, é um daqueles casos de histórias que fincaram raízes no imaginário popular, e que mesmo quem nunca leu ainda assim sente-se familiarizado com vários de seus temas e imagens. Um exemplo disso é o nome de Tio Patinhas em inglês, Scrooge, assim como o protagonista sovina do conto clássico. A ideia do velho avarento e azedo que odeia o natal e após a visita de três fantasmas passa a ver o real significado desta data já ganhou diversas adaptações, de desenho animado até filmes (quem aqui não lembra do Bill Murray em Os Fantasmas Contra Atacam?). Mas para quem ainda nunca ouviu falar, deixo como sugestão de leitura o post da Kika falando sobre esse conto de Dickens.

Conto esse que ganhou uma adaptação em quadrinhos, com roteiro de Patrice Buendia, arte de Jean-Marc Stalner e cores de Caroline Romanet. Lançado lá fora como Le Conte de Noël, os quadrinhos chegam aqui no Brasil em uma edição bem caprichada da L&PM. Capa dura, papel de boa qualidade e inclusive informações extras sobre o autor. A história e os costumes do feriado de Natal são alguns dos destaques desse livro, que faz parte de uma coleção que, além deste título, tem outros como Guerra e Paz, Dom QuixoteA volta ao mundo em 80 dias. 

A proposta do livro (e da coleção) é óbvia: apresentar clássicos da literatura para jovens. É um caminho arriscado, porque uma adaptação ruim pode criar “traumas literários” irreversíveis, mas no caso de Um Conto de Natal acredito que ele vá cumprir seu objetivo muito bem. A adaptação feita por Patrice Buendia deixa o texto um pouco seco em algumas partes, como é comum na transposição do conto para os quadrinhos. Mas por outro lado, consegue muito bem dar conta de, através das falas das personagens, apresentar as características mais importantes de Scrooge e mesmo das personagens secundárias. Isso é fundamental para prender a atenção do leitor à história, já que é o desenvolvimento de Scrooge o fio principal da narrativa.

A arte de Stalner também é bem interessante. O que chamou minha atenção foi como ele abriu mão da imagem pomposa que se tem da Inglaterra vitoriana para mostrar mais o lado feio, cru  e simples daqueles tempos. São pequenos detalhes que ilustram bem as características daquele tempo, seja em hábitos, modo de se vestir ou de viver. Um exemplo disso é quando surge o fantasma de Marley logo no início: ele tem uma faixa atada ao redor da cabeça, algo bastante comum naqueles tempos. O tratamento dado ao rosto de Marley quando começa a falar também é muito legal, lembrando que a história não tem só um fundo moralizante e trechos engraçados, mas também tem um pouco de horror.

Aliás, justamente por causa do trabalho tão bom da dupla, junto com o de Romanet com as cores, que eu não entendo porque o site da editora não dá os devidos créditos para os artistas envolvidos nessa obra. É como deixar  de fora os créditos à Alan Moore e Brian Bolland em A Piada Mortal só porque os dois não são os criadores de Batman. De qualquer forma, o site traz um vídeo bem legal sobre a HQ, que mistura com as imagens dos quadrinhos alguns sons, dando uma sensação quase de animação mesmo. Para quem quiser conferir, está aqui:

É realmente um trabalho de adaptação bastante bem feito, e tenho certeza que pode chamar a atenção de leitores mais jovens para clássicos como Um Conto de Natal. E considerando a qualidade do material, o valor sugerido para o livro está muito bom: R$25.00. Fica de sugestão para quem conhece um jovem que adora HQs, mas ainda passa longe dos livros, de repente essa seja uma boa porta de entrada para a literatura.

Um Conto de Natal
Baseado em um conto de Charles Dickens
Adaptação e Roteiro: Patrice Buendia
Arte: Jean-Marc Stalner
Cores: Caroline Romanet
60 Páginas
Preço sugerido: R$25,00

Saiba mais sobre essa e outras obras no site da L&PM Editores

Advertisements

One thought on “Clássicos da Literatura em Quadrinhos: Um Conto de Natal

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s