Arte e Letra: Estórias O

Quem frequenta o blog há algum tempo já deve estar familiarizado com a proposta da revista literária da editora Arte & Letra. Desde março do ano passado já falamos da edição L (texto da Liv e outro do Felippe), depois da edição M e então da N (texto do Luciano e outro meu). Chega agora a vez da edição O, recheada com ótimos contos e incluindo nomes como Joseph Conrad e Robert Louis Stevenson, entre várias novidades. Gosto de pensar na revista e nos contos nela publicados como uma espécie de menu de degustação, uma amostra do que alguns nomes que ainda não tive oportunidade de ler ou conhecer têm para oferecer. E é por isso que fiquei tão feliz em perceber que a edição O veio com bastante brasileiros representando a literatura contemporânea.

A coletânea abre com um conto de J.M. Barrie, criador de Peter Pan. Confesso que desconhecia o nome do criador do personagem, assim como outras obras do autor, então foi uma excelente surpresa descobrir alguém com senso de humor apurado e língua afiada para criticar a sociedade britânica. Lembrou, de certa forma, o tom satírico que Thackerey usa em seu O livro dos esnobes. Também desconhecido para mim era o peruano José Antonio de Lavalle, que aparece na revista com  O vivo caiu morto e o morto saiu correndo, texto bastante gostoso de ler.

No caso dos autores mais consagrados que já conhecia a edição O tem Um prefácio familiar, de Joseph Conrad – uma explicação do autor para escrever suas memórias. Me pareceu interessante, não só por ser uma alternativa à Lord Jim ou Coração das Trevas, mas também porque de certa forma aborda a relação do escritor com o que escreve. Já com Robert Louis Stevenson eu vibrei ao ver que o conto escolhido era O Ladrão de Corpos, que tem como fonte de inspiração uma história que já faz parte das lendas de Edimburgo, o caso de Burke e Hare. E representando os clássicos nacionais, tem Coelho Neto, com duas histórias: A Casa “Sem Sono” e Um Modelo de Marido.

Dos autores contemporâneos (e aí todos novidades pra mim), quem aparece primeiro na coletânea é o curitibano Luiz Felipe Leprevost e seu conto Alto, alto, alto. Narrativa louca que parece imitar nossos pensamentos ao lembrarmos de momentos de nossa vida.  Este conto é seguido por Abdução?, de Luiz Bras, com um pé no fantástico e um ótimo desfecho. Depois vem o meu favorito da edição, Distâncias, de Carola Saavedra, bastante breve e simples, mas daqueles que continuam ecoando na cabeça do leitor depois do final. Depois temos dois textos do francês Serge Pey, A roupa e o varal e A cega, que em comum tem o tom de recordação e uma linguagem bastante poética.  Quem fecha a edição O é G. Norris, com Apague a Luz. É engraçado que o texto introdutório diga que o autor é um grande fã de Stephen King, porque enquanto lia o texto lembrei muito dele – especialmente dos livros que envolvem escritores como protagonistas.

No final das contas a revista tendeu mais para os contemporâneos do que para os clássicos. Como disse antes, serve muito bem como um menu de degustação de vários escritores, já que através dos contos que li na edição O anotei pelo menos quatro nomes para acompanhar mais de perto. Continuo feliz em saber que há uma editora com uma proposta tão legal como a revista Estórias, que dá espaço não só para novos escritores, mas também para tradutores. E o tratamento dispensado à revista (papel de qualidade, lindas ilustrações, etc.) me fazem torcer para que essa não seja uma ideia que acabe na letra Z.

Arte e Letra Estórias O
Autores: Joseph Conrad, Luiz Bras, Carola Saavedra, Serge Pey, J. M. Barrie, Luiz Felipe Leprevost, José Antonio de Lavalle, Coelho Neto, Robert Louis Stevenson, G. Norris
Ilustrações: André Ducci
Tradutores: Iara Tizzot, Irinêo Baptista Netto, Beatriz Sidou, Adriano Scandolara, Luana Azzolin.
84 Páginas
Preço sugerido: R$20,50

Saiba mais sobre essa e outras obras no site da Editora Arte & Letra

Advertisements

One thought on “Arte e Letra: Estórias O

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s