Filmes adaptados de livros que chegam em 2012 (Segunda Parte)

Semana passada comentei sobre alguns filmes adaptados de livros que chegarão aos cinemas brasileiros em 2012, falando das estreias de janeiro até março. O motivo pelo qual a segunda parte começa de abril e vai até dezembro é que logo depois das grandes premiações, como o Globo de Ouro e o Oscar, o calendário de estreias para o circuito nacional já começa a ficar mais nebuloso: nada é muito definido, as chances de alterações de datas são grandes e ainda tem o caso de filmes que já foram lançados lá fora e que aqui no Brasil não têm nem sinal de que chegarão (alguém lembra de como foi com Death Proof, de Tarantino?). É até por isso que alguns filmes acabaram ficando de fora da lista, uma vez que não têm uma data oficial de estreia no Brasil definida, mas é quase certo que aparecerão nas telonas daqui ainda em 2012, como The Raven, Sangue Quente, Bel Ami e O diário de um jornalista bêbado.

E a verdade é que mesmo que nada seja muito certo para os filmes de abril em diante (alguns ainda nem ganharam título em português), a tendência é que muito blockbuster chegue a partir desse mês, com peixes grandes disputando a tapa as bilheterias. Então fiquem atentos e, é claro, não esqueçam de passar nas livrarias depois de ver os filmes.

ABRIL

Espelho, espelho meu: Estreia prevista para o dia 6. Seguindo a tendência de releitura dos contos de fadas, Espelho, espelho meu chega com Julia Roberts no papel da Rainha Má de Branca de Neve. Tudo seria muito legal e bacana, não fosse o fato de que agora mesmo em 2012 sai uma outra “adaptação” de Branca de Neve. Comparações inevitáveis já surgiram na época em que eram filmados, imagine após os lançamentos.

Os Vingadores: Estreia prevista para o dia 27. Vamos manter a coerência da lista, e já que As aventuras de Tintim entrou na primeira parte, Os Vingadores, baseado nas HQs da Marvel, entra aqui também. Conseguiram unir um ótimo elenco, interpretando personagens já aprovadas pelo público (como o Homem de Ferro de Downey Jr.), então tem tudo para ser um sucesso não só lá fora, mas por aqui também.

MAIO

Um homem de sorte: Estreia prevista para o dia 4. Sortudo é o Nicholas Sparks, isso sim. Entra ano, sai ano e lá está ele com mais um filme adaptado com um galã no papel principal. Desta vez é Zac Efron interpretando um soldado que busca a mulher desconhecida que acredita ter dado sorte para ele durante a guerra no Iraque. O livro foi lançado aqui no ano passado pela Novo Conceito, e tem o mesmo nome que o filme.

JUNHO

Branca de Neve e o Caçador: Estreia prevista para o dia 1. Pronto, está aí a outra adaptação de Branca de Neve, desta vez com Kristen Stewart e Charlize Theron no elenco, o que rendeu ótimas piadas como esta aqui. E para quem gosta de outras versões de contos de fadas, sugiro a coletânea Contos dos Irmãos Grimm, organizado por Clarissa Pinkola Estés e lançada pela Rocco aqui no Brasil.

On the Road: Estreia prevista para o dia 8. Para tomar um belo chá de Kristen Stewart no mês de junho, a atriz chega como Marylou na adaptação de On the Road, dirigida pelo brasileiro Walter Salles. A obra de Jack Kerouac que serve como base para o roteiro foi lançada aqui no Brasil pela L&PM, que inclusive no ano passado publicou também uma edição baseada no manuscrito original, sobre a qual comentei aqui no Meia Palavra.

JULHO

O Espetacular Homem Aranha: Estreia prevista para o dia 3. Mês de férias vem com duas adaptações dos quadrinhos, começando por Homem Aranha (da Marvel), o primeiro com Andrew Garfield como o Cabeça de Teia. Tem também Emma Stone no papel de Gwen Stacy. Para quem quer uma sugestão do que ler de O Homem Aranha, vale dar uma olhada em A Morte de Gwen Stacy (saiu uma edição especial pela Panini em 2007), um dos clássicos da personagem da Marvel.

Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge: Estreia prevista para o dia 27. Terceiro filme do homem morcego dirigido por Christopher Nolan, com Christian Bale como Batman e Anne Hathaway como Mulher Gato. Promete ser o filme mais dark dos três, se é que isso é possível considerando o anterior, com Coringa e Duas Caras. Como sugestão de HQ, fica Batman: A Queda do Morcego (saiu em edição especial pela Panini em 2008), que traz o vilão Bane fazendo o que muito inimigo do Batman sonhou.

AGOSTO

Abraham Lincoln: Vampire Hunter: Estreia prevista para o dia 3. Seguindo a moda de misturar o elemento sobrenatural com algo já conhecido, aqui temos vampiros e o presidente norte-americano Abraham Lincoln. O filme é uma adaptação do livro Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros escrito por Seth Grahame-Smith (o mesmo autor de Orgulho e Preconceito e Zumbis), e foi lançado pela Intrínseca em 2010.

The Bourne Legacy: Estreia prevista para o dia 3. Olhando superficialmente a sinopse (história acontecendo na nova CIA no universo criado pelo escritor Robert Ludlum), a verdade é que não sei se realmente é baseado em um livro de mesmo nome, que chegou aqui em 2009 pela Rocco como O legado Bourne. A única coisa certa é que não tem Matt Damon como Jason Bourne.

SETEMBRO

Pode parecer estranho, mas até o momento não há lançamento de filme adaptado de livro previsto para setembro. Mas é óbvio que em alguns meses isso deve mudar.

OUTUBRO

Cloud Atlas: Estreia prevista para o dia 26. Esse vem para agradar aos amantes de sci-fi, com seis histórias que se passam em tempos e lugares diferentes, mas que acabam se entrelaçando. O livro homônimo de David Mitchell não tem tradução no Brasil ainda.

The Gangster Squad: Estreia prevista para o dia 26. Baseado no livro Tales From the Gangster Squad, de  Paul Lieberman, vem com um elenco tão cheio de estrelas que é pouco provável que passe batido nos cinemas. Anota alguns nomes aí: Ryan GoslingEmma StoneSean Penn e Josh Brolin.

NOVEMBRO

007 – Skyfall: Estreia prevista para o dia 2. Depois de aparecer como Mikael Blomkvist no começo do ano, Daniel Craig volta às telonas como o mais famoso agente do MI6, James Bond. A personagem criada por Ian Fleming já conta com dezenas de filmes, mas essa é a terceira vez que o agente é interpretado por Craig.

A saga Crepúsculo: Amanhecer Parte 2: Estreia prevista para o dia 16. Último filme da saga baseada nos livros de Stephenie Meyer, para alegria de alguns e tristeza de outros. A história parte do momento em que a protagonista Bella se transforma em vampira.

DEZEMBRO

A vida de Pi: Estreia prevista para o dia 14. Com direção de Ang Lee, o filme é uma adaptação do livro de mesmo nome, escrito por Yann Martel. Há uma edição do ano passado que saiu pela Nova Fronteira aqui no Brasil.

O Hobbit: Uma Jornada Inesperada: Estreia prevista para o dia 14. Não é exagero dizer que trata-se de um dos filmes mais aguardados de 2012. Para delírio dos fãs de Tolkien, Peter Jackson retorna à Terra-média para contar as aventuras de Bilbo antes do que conhecemos em O Senhor dos Anéis.

Advertisements

9 thoughts on “Filmes adaptados de livros que chegam em 2012 (Segunda Parte)

    1. Conforme explicado no post, a lista trata das datas de estreia de filmes nos cinemas brasileiros. O Grande Gatsby estreia 25 de dezembro nos Estados Unidos mas chega no Brasil só em 4 de janeiro de 2013.

  1. Meu deus, a Cia. TEM que traduzir mais David Mitchell. Sei que vai sair o Thousand Autumns… este ano, mas o que eu queria ler mesmo era o Cloud Atlas…

  2. Eu quero mt ver a adaptação de “On the road”. Acho q o livro não é fácil p/ ser adaptado. E ainda se trata de um clássico, mas o Walter Salles é um craque em road movies. Ele me parece o diretor certo p/ o filme. Espero não ficar decepcionada. Eu só não consigo imaginar a Kristen Stewart como Marylou.

    1. Eu também acho que será boa, Luiza, confio no Walter Salles. Da Kristen Stewart eu espero alguma coisa meio parecida com o que ela fez em Na Natureza Selvagem: não será nenhum primor de interpretação, mas não vai estragar o filme. Pelo menos torço por isso =S

      1. Estou na mesma expectativa de vocês. Mas também preocupado com o Garrett Hedlund, que fará Dean. É um personagem importante demais, se não o mais importante, e o Garret decepcionou um bocado em Tron – O Legado.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s