Os gatos (Patricia Highsmith)

É certo que gatos não são exatamente uma unanimidade. Tem o time dos que dizem preferir cachorros, ou que simplesmente não gostam do estilo extremamente independente do bichano. Eu, gateira que sou, não consigo compreender quem não goste – compreendo sim, quem prefira cachorros, tenho certeza de que se pudesse ter urso panda em casa eles seriam meus animais de estimação favoritos. E se você é alguém que prefere cachorros aos gatos deve, num exercício de empatia, compreender a relação dos que preferem gatos como seus bichanos, não é mesmo?

É essa relação que fica evidente no livro Os gatos, de Patricia Highsmith. Como o título já anuncia, é um livro de uma gateira para gateiros. Somente alguém que aprecia tanto os bichanos poderia publicar uma obra que consiste em três contos, três poemas e um ensaio cujo tema principal (ou, no caso dos contos, personagem principal) são os gatos. O carinho da autora por esses bichos é claro, até porque o que se vê nas páginas do livro são reflexos de quem observa e convive com eles. E é por isso que certamente agradará muito aqueles que também gostam de gatos.

Os três contos são bem interessantes e mostram como um elemento comum pode assim mesmo ser base para histórias tão variadas. Na primeira, Presentinho de gato, temos o enredo girando em torno do dito presente que o gato traz: um pedaço de uma mão humana. De quem é a mão? O que aconteceu? São perguntas que surgem ao longo da história. A seguir temos A maior presa de Ming, onde o gato realmente ocupa o papel central da história e que mostra a desconfiança que gatos tem de certas pessoas. Finalmente temos A casa de passarinhos vazia, o gato funciona como um ponto-chave na crise de um casal.

São, como já dito, histórias escritas por quem convive com gatos, com quem conhece suas manias e modo de agir. É dessa observação que surgem também os três poemas, O filhote, O gato e O gato velho. São composições bem simples, e de certa forma até ingênuas, mas que apresentam um bom ritmo. Os poemas na edição da L&PM vem com a versão em português e inglês, o que é bem interessante já que dá para conferir a musicalidade do original.

Fechando a coletânea há o ensaio Sobre gatos e estilo de vida, que mostram exatamente aquilo que o leitor já suspeitava sobre a escritora – que realmente gosta de gatos, convive com esses e vê em suas características algo extremamente positivo para o convívio. Tenho certeza que os gateiros adorarão o ensaio, justamente por se reconhecer e reconhecer seus bichanos nele (como no momento em que ela fala sobre os gatos procurarem o colo justamente dos amigos alérgicos ou que detestam gatos). É bem pessoal e por isso mesmo muito cativante.

Portanto, é definitivamente um livro para gateiros, agrada pelo reconhecimento, pela fácil identificação. Mas para os que não gostam de gatos, talvez seja uma oportunidade de observar esse universo sem o preconceito típico que envolvem os animais (como aquela bobagem de que gatos gostam da casa e não do dono, ou que gatos não criam vínculos com seus donos). Para fechar, um video feito pela L&PM para um dos poemas do livro:

Os gatos
Patricia Highsmith
Tradução: Petrucia Finkler
128 Páginas
Preço sugerido: R$13,00

Saiba mais sobre essa e outras obras no site da L&PM Editores

Advertisements

One thought on “Os gatos (Patricia Highsmith)

  1. Anica, sou uma apaixonada por gatos também. Adotei uma gata de rua, que veio premiada. Então de uma gata, passei a ter quatro gatos – A mãe adotada e os filhotes.
    Nunca acreditei nesse pré – conceito de que gatos não são confiáveis e por aí vai.
    Ao meu ver, eles são ótimos bichos para se ter por perto.
    Me interessei muito por esse livro. Acho que vou comprar e ler enquanto meus bichanos pulam em cima do meu colo, quando for ler. Hehehe

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s