Meu Kindle morreu!!!

Isso já aconteceu há algum tempo, mas resolvi esperar a situação se resolver de forma definitiva para escrever sobre isso. Aconteceu que uma noite enquanto me preparava para ir dormir e começar a ler algum livro no meu Kindle, ligo e reparo que o aparelho não sai do protetor de tela. Pior, ele parecia meio quebrado. Não a tela em si, mas a imagem parecia a de vidro quebrado, mais ou menos como nessa figura aqui:

A única coisa que eu tinha feito com meu Kindle foi colocar um arquivo novo nele, e aí ele foi para meu criado mudo. Não faço ideia se alguém derrubou, se caiu água ou o que, só sei que da última vez que o deixei no criado mudo para a que liguei e vi que estava estragado, teoricamente nada de anormal aconteceu. A primeira coisa que fiz foi pesquisar na internet sobre o problema, a primeira dica que dão é tentar “resetar” o Kindle, segurando o botão de ligar por 20 segundos. Não funcionou.

Eu fucei mais na internet sobre o que fazer, e aí achei uma página que tinha um tutorial falando em abrir o Kindle e pressionar um botão de reset que tinha dentro e já estava quase fazendo isso quando descobri que o tal do tutorial era do Kindle 2, e não do 3. Ou seja, é um problema que já acontecia uma geração antes, e parece que continua se repetindo.

Aí acabei fazendo o que todo mundo recomenda: entrei em contato com a Amazon. No momento realmente não tem muito o que possamos fazer, não há no Brasil assistência técnica para o Kindle como existe para computadores e convenhamos, abrir o seu próprio Kindle e tentar fazer algo sendo que você não entende lhufas disso só pode piorar algo que já está ruim.

A Amazon retornou meu e-mail passando um número para ligar, o que depois que pesquisei na internet vi que é um procedimento bastante comum da loja. Aqui eu confesso que me enrolei um pouco porque tenho horror a telefone e odeio mais ainda falar em inglês ao telefone, mas como estava chegando perto do prazo de um ano da compra do meu Kindle, achei melhor não arriscar: tentei contato por chat.

A conclusão da saga é que a Amazon restituiu o valor pago pelo Kindle ($152.17). Isso é ótimo, considerando que aqui no Brasil as lojas tem como hábito nos empurrar vale-compras no valor do produto, isso quando o fazem. O problema é que nessa história acabei ficando com o prejuízo do valor do imposto pago pelo produto, que foi quase o mesmo do Kindle em si – mas fazer o que, não é culpa da Amazon os absurdos que o governo cobra sobre produtos como esse, certo?

De qualquer forma, vou reforçar a sugestão para o caso de acontecer algo semelhante com seu Kindle: entre em contato com a Amazon. Não tente mexer nele, porque é bem provável que você não vá saber o que fazer. E a Amazon não enrola na hora de achar uma solução para o problema. Na realidade, já ouvi falar de três tipos de ação da loja para brasileiros que entram em contato para reportar este problema de tela “congelada”:

1. O mesmo que o meu: o valor do Kindle é restituído.

2. A pessoa recebe uma etiqueta e reenvia o produto sem taxa para a Amazon, recebendo outro no lugar.

3. A pessoa não precisa nem reenviar o produto para a Amazon, simplesmente recebe outro no lugar.

A questão para os casos 2 e 3 é que também varia o que acontece sobre os impostos. Já li relatos de pessoas que não tiveram que pagar nem os impostos, outros que receberam o novo mas pagaram imposto. Meu palpite é que até por conta desse problema dos impostos, e também porque está saindo agora o Kindle Touch, o mais provável é que a Amazon passe a adotar a mesma medida que adotou comigo: simplesmente reembolsa o valor da compra.

Para os brasileiros, fica a torcida de que as conversas sobre a Amazon chegar ao Brasil sejam realmente verdade, o que provavelmente facilitará o processo caso o Kindle apresente um defeito, ou pelo menos comecem a aparecer por aí algumas autorizadas para arrumar o produto. Mas reforçando, pela última vez: se sua tela congelou, entre em contato com a Amazon.

8 thoughts on “Meu Kindle morreu!!!

  1. Apesar de que há meios para contornar isso, taí um dos pontos negativos que comentei láaaa atrás quando você publicou seus primeiros comentários do Kindle.

    O pior de tudo é que eu era radicalmente contra, e com essa baixa nos preços, to doido pra pegar um. =/

    1. eu tb era contra =] o que faz com que eu fique pensando aqui sobre o tablet, que sou altamente contra no momento mas de repente posso mudar de ideia como com o kindle.

  2. Ganhei um da minha amiga que já havia comprado o produto há um tempo.
    De uma noite para a outra a tela ficou igual a essa da foto.
    Será que resetando ela tem chances de retornar ao que era?

    1. Oi Aline!

      Chances tem (é só ver o comentário acima), mas de duas vezes que aconteceu aqui em casa, nas duas não deu certo. Só tome cuidado para resetar exatamente como eles falam, para não dar chance para o azar. No caso: faça exatamente a mesma coisa que faria para ligar seu kindle, mas segure um pouco o botão, por uns 20 segundos. Se continuar congelado, pode entrar em contato com a Amazon para pedir troca ou reembolso caso ainda esteja na garantia.

  3. O meu também morreu, 90% da tela está congelada com riscos. Ele nunca caiu, nunca molhou, nunca bateu em nada. Fiz sempre uso normal dele. Vi na net outras pessoas que relatam o mesmo problema e também afirmam terem feito apenas uso normal. Pois bem, não tive a mesma sorte que você, porque a garantia do meu já expirou. A Amazon só me oferece um desconto de US$ 85,00 para a compra de outro, recondicionado, com garantia de três meses… É o tipo de negócio que não faço. Parece claro que esse problema da tela é do dispositivo, não do usuário. Vou comprar um sony.
    http://wmandrade.blogspot.com.br/2012/07/decepcao-com-amazon.html

  4. Prezados meu kindle esta com a conexão horrível, demora um pouco mais baixa os livros… Acontece que gostaria de saber em qual parte do site tem um fale conosco via chat, pois estou enviando e-mails para os mesmo mais está retornando todos… alguém pode me ajudar???? Agradecida

Leave a Reply

