Ficção de Polpa Vol.2 (Vários)

Então que uma banda que até aquele momento você não conhecia tem um álbum de estréia que é simplesmente viciante, você não consegue parar de ouvir. Um tempo depois, eles anunciam que logo lançarão o segundo álbum. E aí vem aquele medo: será tão bom quanto o primeiro? Tem como ser melhor? E se for ruim, desisto da banda ou faço de conta que só existiu o trabalho que era bom? E com esse medo todo vem misturada uma curiosidade tremenda para saber logo a resposta.

A verdade é que com livros a coisa não é muito diferente, seja com autores ou projetos novos. Tome o exemplo do Ficção de Polpa, da Não Editora. O primeiro volume da série é arrebatador, daqueles que eu fico pensando em dar de presente para todo mundo desde que conheci. E claro que fiquei com vontade de conferir o segundo, mas ele estava esgotado. Aí agora no final de março, junto com o quarto volume (o Ficção de Polpa: Crime!) saiu a reimpressão do volume 2 e aí foi hora de ver se era banda de um sucesso só (há!) ou não.

Ok, sem enrolações. Eis que a Não Editora trouxe para o público mais um desses livros viciantes, que você mal consegue parar de ler, e que sim, fica achando que é o melhor presente que se pode dar (pelo menos para uma pessoa que tenha o hábito de leitura). As histórias ficam todas variando de boas para excelentes, o que é bastante difícil de conseguir em uma coletânea com tantos contos (20 no total), de autores tão diversos (incluindo um escritor português).

O foco do segundo volume é a ficção científica, embora não tenha só contos de robôs e alienígenas como seria de se imaginar. Olhos Vazios de Luciana Thomé, por exemplo, é puro horror – daqueles que se você for ler antes de dormir pensa até em talvez deixar alguma luz da casa acesa para não dormir no escuro. On/Off de Antônio Xerxenesky foge do que seria o clichê do sci-fi e traz um “robô” feito de remédios. O conto que abre a coletânea, Vácuo (de Frederico Cabral) parece que foi feito para ser lido ouvindo Space Oddity de David Bowie, muito bom.

Eu sei que é complicado apontar favoritos quando tantos textos estão bem acima da média, mas adorei Sofisma Sentimental Interplanetário (de Rafael Kasper). A ideia do ET usando MSN e se apaixonando em filas de banheiro é engraçada, mas mesmo assim o autor consegue fazer um conto tocante, com aqueles desfechos bacanas que qualquer um que escreve (ou tem a pretensão de escrever) gostaria de ter imaginado.

Traz outro amigo também (de Yves Robert) parte de uma premissa genial: sujeito contrata detetive particular para que esse encontre seu amigo invisível. A interação do detetive com as crianças é muito boa, e a conclusão também é legal, por brincar com uma informação solta ao acaso no começo da história.

Nós, robôs (Bernardo Moraes) é também bastante interessante até por conta do fim, assim como O Palanque (Pena Cabreira) que brinca bastante com a expectativa do leitor. Sala de espera (Rodrigo Rosp) parece que nasceu para ser filmado, muito legal. Já em Visitas (Samir Machado de Machado) fui conquistada de primeira foi o tom nostálgico da festinha de aniversário de crianças (balas de coco!).

Ótimas histórias, como já dito antes, todas bem acima da média. Perfeitas não só para aqueles que já gostam de ficção científica, mas também para servir de porta de entrada aos que ainda não conhecem esse tipo de literatura. Divertidas, cativantes, em alguns momentos arrepiantes e em outras não deixando nada a dever para grandes nomes do gênero. Vale a pena a leitura, que definitivamente comprova que se o assunto fosse música,  Ficção de Polpa não é banda de um disco só.

Ficção de Polpa Vol.2
Organização: Samir Machado de Machado
176 Páginas
Preço sugerido: R$20,00

Saiba mais sobre essa e outras obras no site da Não Editora

DISCUTA ESSE ARTIGO NO FORUM MEIA PALAVRA

Advertisements

One thought on “Ficção de Polpa Vol.2 (Vários)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s