Atualização do Kindle

Semana passada a Amazon mandou um email para todos os usuários do Kindle alertando sobre uma atualização do software. Para que seu aparelho receba o arquivo da atualização, basta deixar o Kindle em sleep mode com o wireless ligado – a atualização leva menos de 10 minutos para acontecer. Se você não tem acesso à internet, é possível baixar o arquivo e instalar através de USB, seguindo estas instruções. Fique de olho porque as mudanças são bem sutis, e talvez seu Kindle já esteja atualizado e você nem tenha percebido.

Das novidades a mais importante é algo que há muito os usuários já pediam: que o livro não apresentasse porcentagem da leitura (através do sistema de locações), mas o número de páginas, de acordo com o que teríamos na versão em papel. Isso era impossibilitado por causa das configurações de tamanho de fonte, que poderiam fazer mais ou menos palavras servirem em uma tela (ou seja o que se vê na tela não seria o equivalente a uma página).

Porém eles conseguiram encontrar uma solução para o problema, presente nessa atualização. Mas não fiquem animados que ainda não é uma resposta definitiva para nosso desejo, já que só alguns livros da Amazon já apresentam essa opção de número de páginas, e não porcentagem. Isso significa que aquele seu pdf pirata ainda continuará do mesmo jeito, e alguns títulos comprados para seu Kindle também. O negócio é torcer para que encontrem uma solução para isso logo.

Outra novidade, que também só valerá para títulos comprados no site, é uma avaliação no final do livro. No “Before you go…” o leitor poderá dar uma nota para o que acabou de ler, além de compartilhar mensagem sobre o livro em redes sociais. Ainda no final do livro, a loja disponibiliza uma lista de recomendações personalizadas, além de títulos do mesmo autor. Mas vale lembrar, é um recurso disponível só para livros comprados na Amazon.

Agora também é possível tornar suas anotações em livros públicas, uma forma de criar uma comunidade de leitores do Kindle, que através desse recurso poderão compartilhar suas visões sobre a obra que estão lendo. Há uma página no site da Amazon que inclusive faz um ranking dos livros com mais anotações, além de mostrar alguns leitores que são mais “seguidos” e o que eles andaram destacando e comentando. Iniciativa interessante, que enriquece ainda mais a experiência de leitura.

Não são mudanças muito relevantes para quem não tem o hábito de comprar os livros do Kindle, isso fica claro. Mas serve para mostrar que o pessoal da Amazon não está dormindo no ponto, sempre indo atrás de melhorias para a ferramenta.

COMENTE ESSE ARTIGO NO FÓRUM MEIA PALAVRA

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s