Livros do Oscar 2010

OscarComo acontece todo ano, alguns filmes começaram a aparecer como favoritos para o Oscar e as editoras brasileiras  já aproveitaram para lançar traduções das obras nas quais esses filmes foram adaptados. Quem sai ganhando é o leitor, que algumas vezes nem sabe que o que acabou de ver no cinema na verdade é uma história que já foi contada nos livros.

Assim, nos adiantamos um pouco e trazemos para você uma lista com títulos que inspiraram filmes bem cotados para aparecerem entre os indicados ao Oscar. Como no ano passado, esse artigo se dividirá em três categorias: já traduzidos, (ainda) não traduzidos e livros infantis (tomando o espaço das HQs, que aparentemente não estão muito bem cotadas para o Oscar 2010).

JÁ TRADUZIDOS:

Amor sem escalas (Walter Kirn), tem tudo para ganhar indicações nas principais categorias e chega às prateleiras brasileiras agora dia 22 de janeiro pela editora Record. Outro que tem previsão de lançamento para a mesma data  e também pela editora Record é Preciosa (Sapphire).

Dos que já foram publicados, temos Julie & Julia (Julie Powell), que chegou ao Brasil mais ou menos na época do lançamento do filme por aqui e por coincidência também é da editora Record. Temos também Conquistando o Inimigo (John Carlin) que chegou pela editora Sextante, e Uma Vida Interrompida (Alice Sebold) da Ediouro. Com a chegada do filme é provável que saia uma edição nova (essa é de 2003), até para uma troca de título estratégica, já que o filme se chamará Um Olhar do Paraíso no Brasil. Já traduzido também tempos A Última Estação (Jay Parini), publicado pela Record.

Um que infelizmente tem grandes chances de passar batido na premiação é A Estrada (Cormac McCarthy), que já é possível ler em português desde 2007, com a edição da Alfaguara Brasil. Mas vale a leitura mesmo que o filme venha a não ser tão bom quanto o livro.

(AINDA) NÃO TRADUZIDOS:

Dos favoritos no momento é até uma surpresa agradável perceber que poucos ainda não foram traduzidos, indicando que as editoras brasileiras estão cada vez mais antenadas com o que está saindo lá fora. Por enquanto o pessoal que sair animado do cinema querendo ler o livro no qual o filme foi adaptado, terá que se contentar com a versão em inglês de Blind Side (Michael Lewis), cujo título da versão cinematográfica aqui no Brasil ficará como O Lado Cego mesmo. An Education (tanto a versão adaptada por Nick Hornby para o cinema, quanto o original de Lynn Barber) também continua sem tradução. O filme chega por aqui provavelmente em fevereiro com o nome de Sedução.

INFANTIS:

No final do ano passado a Cosac Naify lançou uma edição bem bacana de Onde Vivem os Monstros (Maurice Sendak), a única coisa que não é bacana é o preço sugerido: R$49,90. E aí, vai encarar? Mais em conta (ao menos considerando o tamanho), é Coraline (Neil Gaiman), lançado pela Rocco em 2003.

COMENTE ESSE ARTIGO NO FÓRUM MEIA PALAVRA

Advertisements

3 thoughts on “Livros do Oscar 2010

  1. Pois é… Eu, pessoalmente, sempre considerei os livros muito mais interessantes do que os filmes. Apesar de demorar um pouco mais para acompanhar a história, vale a pena ler e viajar pelo universo da imaginação.
    Sempre acompanho as dicas de livros em http://dicadelivro.com.br/ Eles trazem boas dicas também.

    Parabéns pelo post.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s