O Clube do Filme (David Gilmour)

O Clube do Filme é uma história sobre um pai que ao ver o filho odiando a escola resolve oferecer para o garoto a opção de largar os estudos, e não precisar trabalhar nem pagar aluguel, desde que assistissem juntos pelo menos três filmes por semana. Então que eu achava que David Gilmour era o cara do Pink Floyd (e é), mas o autor do livro é um outro David Gilmour, jornalista canadense.

Enfim, a verdade é que eu acho que o charme do livro não é a relação dele com o menino Jess (embora tenha lá alguns bons momentos, especialmente quando estão falando de mulheres), mas as impressões/apresentações de Gilmour sobre os filmes que passará para o filho. Alguns dos filmes dos quais ele fala eu nunca vi, e com um parágrafo só ele fez com que eu ficasse morrendo de vontade de assistir, só para ter uma ideia.

E quando ele fala dos que eu já vi, como por exemplo O Iluminado, aí fica ainda mais legal. Ele chama atenção para alguns detalhes daqueles que você pensa que só você tinha prestado atenção (ou só você adorava). Ou quando ele começa a falar de Beatles e o filho adolescente obviamente não dá a atenção que ele gostaria, você meio que se enxerga no narrador. Acho que é o equivalente ao Frenesi Polissilábico do Nick Hornby, mas para cinema.

Como contra só vejo um pouco de açúcar demais na parte da relação pai e filho. Sei que é necessária, afinal o livro é sobretudo sobre isso, mas em alguns momentos a pieguice é meio constrangedora, digamos assim. Ainda mais quando ele vai descrever não só a relação dele com Jess, mas com a esposa e a ex. De qualquer modo, não é nada que estrague o livro, que deve com toda certeza encantar o pessoal que curte cinema.

Para saber mais sobre o livro, dê uma passadinha lá no site da Editora Intrínseca. E lembrando que nos dias 4 de agosto no Rio de Janeiro e 6 de agosto em São Paulo, David Gilmour e o filho Jesse Gilmour estarão aqui no Brasil para debate sobre o livro e sessão de autógrafos. Mais informações no convite abaixo:

conviteclubefilmeculturatravessa

COMENTE ESSE ARTIGO NO FÓRUM MEIA PALAVRA

3 thoughts on “O Clube do Filme (David Gilmour)

  1. Já havia lido sobre o livro. Me parece bem interessante. Hehe, pensei em fazer o caminho inverso e mostrar os filmes pra meu pai. =P

  2. Esse livro é bem legalzinho.
    A principio comprei ele por conta da confusão de David Gilmour, mas me surpreendi.
    Foi um livro que me fez ver mais filmes como consequencia.
    Enfim, é um ótimo livro.

Leave a Reply

