O Beijo das Sombras (Richelle Mead)

obeijosomEu sei que o primeiro impulso de quem acaba sabendo um pouco mais sobre o livro de Richelle Mead, O Beijo das Sombras é compará-lo com o sucesso de Stephenie Meyer, Crepúsculo. Natural: ambos têm vampiros, romance e os adolescentes como público alvo. Mas as comparações acabam por aí. Até por alguns elementos das histórias, acho que ela terá maior apelo sob o público masculino do que a série de Meyer (para quem os meninos torcem o nariz por considerá-la “melada” demais).

A sinopse diz:

Lissa é a princesa de um clã muito importante. Sua melhor amiga Rose é meio vampira, meio humana, e tem como missão se tornar guardiã da amiga. Há dois anos elas estão fugindo, mas agora foram capturadas e estão sendo levadas à força para a escola de vampiros São Vladimir — justamente o lugar onde elas mais estão em perigo.

E eu não sei se é por começar falando de Lissa, mas eu tinha certeza de que ela seria a protagonista. Foi nos primeiros capítulos que percebi que a narradora e o centro da ação é na verdade Rose, a amiga de Lissa que está treinando para ser sua guardiã. Não vou mentir: no início a rebeldia de Rose parecia tão gratuita, e Lissa parecia tão idiota e sem sal que cheguei a me irritar. Mas logo chega Dimitri e salva a história.

Dimitri é o atual guardião de Lissa, e instrutor de Rose. Ele tem toda a pinta de personagem de anime: é o melhor no que faz, é silencioso, frio e distante. Quando Dimitri aparece, o foco da narrativa muda, sabemos mais sobre o treinamento de Rose e por isso o livro fica mais interessante. Às vezes você até esquece que é uma história de vampiros, por causa do clima de escola, treinar para lidar com magia, e coisas do tipo.

Até porque a autora chega com uma nova “mitologia”, dividindo os vampiros em Moroi (vampiros bons, que usam a magia para o bem) e os Strigoi (vampiros que perdem a alma para ganhar a imortalidade). Foi uma saída esperta da autora, porque temos no livro tanto os vampiros que já conhecemos como os vampiros dela. Desse modo ninguém torce o nariz para possíveis liberdades que ela toma ao mexer com um mito já tão cristalizado no imaginário popular.

Interessante também é que Mead vai conduzindo a história sempre com algumas indagações, que vão prendendo sua atenção até o fim, como por exemplo o que fez Rose e Lissa fugirem da academia pela primeira vez, ou o que significa ser beijada pelas sombras. Coisas que eu obviamente não contarei aqui porque acho que vale a pena você mesmo conferir 😉

No final das contas, começou meio estranho mas no fim acabou me pegando de tal maneira que já quero ler as continuações. Lá fora já foram publicados 3 livros da série, sendo que o quarto provavelmente chegará em agosto. Se forem como o primeiro, pelo menos já são diversão garantida.

Para saber mais sobre o livro, a autora e ainda ler um capítulo do livro, visite o site de O beijo das sombras clicando aqui.

COMENTE ESSE ARTIGO NO FÓRUM MEIA PALAVRA

19 thoughts on “O Beijo das Sombras (Richelle Mead)

  1. Gostei da idéia de magia e tudo mais. Demorei muito tempo para ir atrás de Crepusculo e com certeza vou demorar pra chegar a esse. Quem sabe não entra na minha lista de segundo semestre.
    Quais são as novas características que ela coloca?

    1. Então, uma delas é o fato de eles manipularem elementos (as magias). Isso ficou bem legal, até porque parece que dão mais ênfase para esse negócio de magia do que para o vampirismo em si.

      Outra é a relação entre vampiros e humanos (e meio vampiros), com toda a história dos “fornecedores”, que são viciados na mordidas porque elas dão barato.

      Além disso a própria ideia dos guardiães, que na minha opinião acabará agradando aos meninos também, embora a protagonista seja uma menina.

      Enfim, é batuta =]

  2. Bom, eu já li todos os livros já lançados, e posso garantir uma única coisa. Se você leu e gostou do primeiro, vai gostar MUITO mais do segundo e MAIS AINDA do terceiro. Diferente da história da série crepusculo (cujos livros algumas vezes parecem ser simplesmente uma enrolação para dar mais paginas até chegar ao clímax) os livros da série Vampire Academy (O beijo das sombras) se mantem firmes e constantes em suas histórias, e os mesmos elementos presentes no primeiro (aquilo que faz voce não querer parar de ler, pois PRECISA saber o porque das coisas) está sempre presente nos livros 2,3. E já adianto, o fim simplesmente surpreendente e tragico do livro 3 Shadow-Kissed (estramente traduzido como “O beijo das sombras” titulo que escolheram colocar no primeiro livro da série), vai fazer valer a espera cada página lida. Mal posso esperar para a continuação Blood Promise chegar as livrarias!

    Abraços.

    1. Comprei o beijo das sombras, e li em dois dias, já li também a série da stephenie meyer, amei. Porém, o beijo das sombras é mesmo muito mais intenso! Também não vejo a hora para a continuação chegar às livrarias!
      Abraços

  3. Nossa, vou procurar, mesmo. Eu estava torcendo o nariz por causa disso de meio-vampiro, mas me deixaram muito curiosa pra ler isso ^.^

  4. O beijo das Sombras é muitoo bom! Fiquei meio chateada por Rose ñ ter ficado com Dimitri, por isso queria saber se vai ter continuação!
    vai ter?
    Beijos

  5. heim gostei muito da sinopse, mais queria baixar esse livro… naminha cidade não tem livraria e fica mega dificl eu ir hem outra pra comprar!! passa aí… eu amooo livros de vampiros!

    vlw abraços!

  6. Simplesmente amei essa serie.
    Li os três livros lançados em 4 dias *——-*
    Perfeito demaais 🙂
    -EuacheimelhorqueTwi (y)
    “Mega ansiosa pra ler o Blood Promise (4)”
    Maas.. só 25 de agosto :/
    Daqui pra láa vo ter qe me controlar pra naao surtar..
    APKSPAKSPAKSPKASPKASKPAKS’

  7. ai gente eu ja li os 3 livros
    + eu não gosei do final do 3º
    bem que a autora podia fazer a Lissa da um jeito de curar o Dimitri neh?
    😦

  8. Sinceramente, achei um pouco fraco e pouco original.
    A semelhança com Crepusculo… Realmente é inevitável. Mas o clima escolar, Vampiros do bem e do mal… Isso começa a parecer Harry Potter. Escola de magia… Vampiros que perdem a alma para serem imortais… Isso parece muito com Voldemort, não?
    O começo da história deixa muito a desejar. As personagens são fracas e sem graça. E aquele sonho com Orlando Bloom então? Fraquíssimo, não posso negar. Mas para os leitores que se prendem a esse tipo… Logicamente faz muito sucesso.

  9. Bom estou lendo o 1 livro e fique curiosa para saber se teria continuação…fiz umas pesquisas e agora sei q terá,mais quero saber se alguém sabe quando será lançado no brasil o 2 livro?

  10. Eu simplesmente… estou apaixonada pelo 1º livro da série,elementos como: personagens marcantes,a maneira que a autora te prende de inicio ao fim… sem enrrolação ( o que é importantissimo!!!), o misterioso e encantador Dimitri, uma amizade verdadeira, sangue, amores impossíveis (claro que sempre com aquela fé que de que dê tudo certo no final…)… Se não leram ainda… leiam vale apena e vc vai se surpreender a forma de que vc não consegue simplesmente parar de ler… Por este fato… faço um pedido.. para quem tiver alguma idéia de quando o 2º vai ser lançado no brasil… por favor… nos avisemmm a anciedade está me matando…. li o resumo dos outros livros.. e quando vejo a galera comentando … me dá mais vontade ainda de ler… por favor.. se alguem sober de qualquerr coisaa… sobre o lançamento do 2º livro aqui no Brasill… me avisemmm…
    Mil abraços a todos… :);)

Leave a Reply

