O Pagador de Promessas (HQ)

o-pagador-de-promessas-graphic_215Um fato em qualquer discussão sobre literatura é que aquele “empurrãozinho” inicial que deveria servir para estimular o hábito pela leitura normalmente transforma-se em uma pancada, que acaba afastando os jovens de qualquer livro. São provas mal formuladas sobre obras consagradas, aulas “decorebas” para que o aluno tenha em mente um dado ou outro para o vestibular… Falta (e muito!) mostrar que leitura pode ser um prazer, e não só obrigação.

Levando isso em consideração, chegam propostas como as da editora Agir, que passa para os quadrinhos obras importantes da literatura. O novo lançamento é O Pagador de Promessas, peça de Dias Gomes adaptada para o formato por Eloar Guazzelli. Definitivamente não é a mesma coisa que ler a obra, isso é certo. Mas serve como um aperitivo, e daqueles aperitivos bons que deixam gosto de quero mais na boca. E consequentemente, influencia o jovem a buscar o texto original.

A arte do Guazzelli é impecável, e em alguns momentos você sequer precisa de texto, de tão forte que são os quadros. Como quando por exemplo você vê a cruz como se fosse pupilas dos olhos de Zé-do-Burro. Ajuda muito também a qualidade do material (papel couché 115g), o que justifica o preço da HQ (por volta de 44 reais nas livrarias). A leitura flui de modo fácil e agradável, e em menos de uma hora é possível completá-la.

Ou seja: ideal para quem ainda tem medo de literatura nacional. Ou ainda, uma boa sugestão para quem está querendo iniciar alunos por esses caminhos. Deixando evidente que esse não é o original, e que sempre existem diferenças, acredito que o estudante só tem a ganhar com um trabalho desses em mãos.

Para quem não conhece a história:

Um homem vai do interior da Bahia até Salvador, carregando uma cruz, com um objetivo: agradecer a Santa Bárbara pela recuperação do animal que lhe dá sustento. Ao chegar à cidade grande, Zé-do-Burro fica perdido, mas a obstinação de cumprir a promessa o faz enfrentar os obstáculos. Estrangeiro em seu próprio país, Zé-do-Burro vem de um lugar distante da disputa de poder na qual passa a se ver envolvido.

O livro revela a tragédia de um sujeito que não compreende os códigos e poderes do mundo em que vive e faz uma crítica à opressão do homem.

Você pode saber mais sobre a HQ, o autor e a obra (e ainda ler um capítulo) visitando o site da graphic novel: O pagador de promessas.

Informações Técnicas:
ISBN 9788522009176
Número de Páginas : 72
Altura : 28 cm
Largura : 21 cm
Preço sugerido: R$44,00

COMENTE ESSE ARTIGO NO FÓRUM MEIA PALAVRA

Advertisements

2 thoughts on “O Pagador de Promessas (HQ)

  1. Eu acho válido as adaptações. Ainda mais quando elas vão para os quadrinhos. No cinema é dificil engolir algum ator, sendo que você nunca o imaginou como o personagem.

  2. Legal, uma ideia inovadora, sem dúvida. Eu gosto de desenhos e ilustrando uma obra da literatura nacional fica bem divertido e ajuda aprender mais sobre o livro. Mas, como a Anica disse não substitui o original, no entanto, aguça a curiosidade da molecada por aí (incluindo eu =])

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s