Sobre Capitu

1234410336_3184498993_1be32004ceSegundo Fábio Lucas, na introdução do livro Dom Casmurro lançado pela Editora Ática ((ASSIS, Machado de. Dom Casmurro São Paulo: Editora Ática, 2000.)), “sob a forma de um memorial de acusação, temos que considerar o relatório como força re-construtiva do protagonista e fixadora da imagem dos demais figurantes”.

É ao narrar sua história que Bentinho, ao invés de justificar sua vida através de acusações contra Capitu, acaba por gerar a dúvida sobre se ela seria de fato culpada. Mais do que isso, ao evidenciar a tendência que Capitu tinha de dissimular, acaba criando em torno dela uma aura mística, um mistério que só é menor ao da sua traição.

Indo ainda além, como a história é contada sob a perspectiva do apaixonado (porém ciumento) Bentinho, não é de se admirar que, ao mesmo tempo em que ele a acusa de dissimulação, também a coloca ao patamar de heroína. Esses podem ser considerados alguns dos elementos que fizeram desta personagem secundária, Capitu, uma das mais importantes da literatura brasileira.

Na realidade, Capitu passa de uma personagem secundária para uma personagem principal, uma vez que todo o drama narrado por Bentinho gira em torno dela. E, para Bentinho, para “atar as duas pontas da vida” é explicar como se tornara um “Dom Casmurro”, o que torna fundamental incluir Capitu em sua história. Mas Capitu é a acusada, e por isso, é uma tendência de Bentinho contar como desde o momento que conhecera Capitu, ainda na infância, esta sempre se mostrara ter tendência à falsidade.

Como quer se justificar, Bentinho dá ênfase a todas as atitudes que Capitu toma, para delinear sua personalidade para os leitores, tornando o temperamento dela como condicionante fundamental da obra. Como mero observador, Bentinho descreve as ações e o físico de Capitu, e não o que ela sente de fato.

É assim que surgem os famosos olhos de ressaca, que em si carregam toda a essência da traição, inclusive quando alega “… cheiram ao mar e à maré que deram morte ao meu amigo e comborço Escobar. Cheiram também aos olhos de ressaca de Capitu”.(D.C., CAP.CXXXII).

Concluindo, é justamente a paixão com quem descreve Capitu, aqui também se levando em conta todo os ciúmes que causaram as acusações contra a mesma, é o que fez da personagem a figura principal de toda a trama. Ela não é perfeita como uma heroína romântica, mas foi quem conduziu a vida de Bentinho por um longo período de sua vida, que fez dele, direta ou indiretamente, se tornar o “Dom Casmurro”.

É ela, a figura misteriosa e dissimulada, que poderia revelar a verdade. E justamente por residir nela todo o mistério da obra, que Bentinho sem intenção, cede a ela o posto de personagem principal da história.

Mais sobre o assunto:

Quem é Capitu?

Mil Casmurros – A leitura coletiva de Machado de Assis

***

COMENTE ESSE ARTIGO NO FÓRUM MEIA PALAVRA

Advertisements

2 thoughts on “Sobre Capitu

  1. Esse texto despertou meu interesse para ver o Machado nos dias de hoje escrevendo o lado de Escobar. Imagina se ele fosse tão obcecado e não sabia se Capitu estava dando em cima dele ou não.

  2. Capitu usou sua esperteza para manipular as frauqezas do Dr. Bento e vir ao Rio de Janeiro em 1.879. Sua presença desencadeou vários acontecimentos até que… você poderá saber tudo no romance “Capitu, Capitu…’.

    Um tal Dr. Ângelo seguiu pistas deixadas por Machado de Assis e levantou a história. Ele era jovem quando fez as pesquisas, mas só conseguiu escrevê-la quando velho.

    Leia as dez primeiras páginas on line em http://www.capitu-capitu.com.br

    Receberão de graça um exemplar em PDF os dez primeiros que mandarem email com o assunto: Meiapalavra.mtv.uol – Capitu, Capitu…

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s