O que vem por aí

livrosNos próximos dias vários lançamentos chegarão nas livrarias, e o Meia Palavra traz agora para você uma lista de alguns destaques do que está por vir. É importante destacar desde já que algumas vezes o prazo de lançamento muda, com o livro sendo lançado antes ou depois da data que a editora divulgou (que serão as datas informadas nessa lista). Há livros para todos os gostos, de (novos) vampiros até o retorno de uma figura que marcou os adolescentes da década de 90: Maria Mariana.

História da Vida Privada (Vários): Uma das boas notícias entre os lançamentos recentes, a coleção da Companhia das Letras sai agora pelo selo Companhia de Bolso, com preço sugerido de 33 reais (quase 60 reais mais baratos que os de capa dura). Dividido em cinco volumes, os livros apresentam como recorte o cotidiano nos variados períodos históricos (o volume 1 vai do declínio do Império Romano até a Alta Idade Média). O lançamento está previsto para 30/04/2009.

Formaturas Infernais (Vários): Pegue todos os autores de livros para adolescentes do momento e faça uma coletânea de contos de terror e pronto, mais sucesso. Com nomes famosos como o de Stephenie Meyer e Meg Cabot, a tradução de “Formaturas Infernais” chega ao Brasil quase dois anos após o lançamento no exterior, agora aproveitando as portas abertas pela série Crepúsculo. O lançamento está previsto para 05/05/2009.

O Beijo das Sombras (Richelle Mead): Outro livro que aproveita a onda de vampiros adolescentes, “O Beijo das Sombras” conta a história de Lissa Dragomir, princesa de uma família real muito importante na sociedade vampiresca. A “novidade” aqui fica por conta de que Lissa frequenta a São Vladimir, uma escola para vampiros. O quarto livro da série será publicado em agosto lá fora. Aqui, “O Beijo das Sombras” tem lançamento previsto para 30/04/2009.

Almanaque Jornada nas Estrelas (Salvador Nogueira e Susana Alexandria): Essa é para os “nerds old school”. Seguindo o mesmo modelo de outros almanaques (como o Almanque Anos 80 e o Almanaque do Rock), esse apresenta curiosidades e dados sobre uma das séries mais famosas da ficção científica. E para quem é fã, fica aqui outra sugestão “Captain Kirk’s Guide to Women“, hilário! O lançamento do almanaque está previsto para 07/05/2009.

125 Contos de Guy de Maupassant: Seguindo os mesmos padrões caprichados (e lindos!) das outras coletâneas de contos já lançadas (como “50 Contos de Machados de Assis” ou ainda “24 Contos de F. Scott Fitzgerald”), a Companhia das Letras lança agora essa seleção de escritos de um dos maiores contistas de todos os tempos, Guy de Maupassant, famoso pelo conto O Horla. Uma boa sugestão para quem gosta do gênero, o livro tem lançamento previsto para 02/05/2009.

Box da trilogia Fundação (Isaac Asimov): Mais um lançamento para os fãs da ficção científica. A editora Aleph está lançando uma caixa com a trilogia traduzida por Fábio Fernandes e Marcelo Barbão, a partir da versão inédita modificada por Asimov em 1980. Os leitores terão a opção de comprar os livros separados (cada um custando 39 reais) ou juntos (por 117 reais). O lançamento está previsto para 12/05/2009.

Confissões de Mãe (Maria Mariana): Lembram do livro “Confissões de Adolescente”, que rendeu peça de teatro e série de TV (na Cultura)? Agora Maria Mariana volta como mãe. Escrito como um diálogo entre mãe e filha, num formato meio auto-ajuda o livro procura responder questões relacionadas à maternidade. Chega perto do dia das mães, com lançamento previsto para 29/04/2009.

Matrix vol. 1 (Vários): Quase 10 anos após o lançamento do primeiro filme nos cinemas, aparentemente o assunto ainda não se esgotou. Agora chega às livrarias a HQ Matrix, que procura aprofundar algumas questões levantadas na trilogia. A história “Fragmentos de Informação”, criada pelos irmãos Wachowski, mostra os primórdios da mudança que fez o planeta ser dominado pelas máquinas. Lançamento previsto para 27/04/2009.

O Outro (Bernard Schlink): Após o sucesso recente de “O Leitor” (cuja adaptação rendeu o Oscar de melhor atriz para Kate Winslet esse ano), chega agora “O Outro”. Depois de perder a mulher para o câncer, Bengt procura conforto nas tarefas mais simples do dia a dia. Até que recebe uma carta endereçada a ela e tudo o que viveram juntos desmorona. Percebendo a chance de manter viva a memória da esposa, Bengt começa a responder às cartas como se fosse Lisa. A cada nova carta, ele a redescobre. Entretanto, as mensagens não são suficientes e logo a empatia entre os dois e a curiosidade de Bengt fazem com que ele vá ao encontro do “Outro”. Lançamento previsto para 30/04/2009.

COMENTE ESSE ARTIGO NO FÓRUM MEIA PALAVRA

Advertisements

2 thoughts on “O que vem por aí

  1. Matrix em HQ /
    Cara, eu adorei o animatrix e fiquei esses 8 anos esperando por uma HQ o pelo menos uma revista solo. Agora estou feliz!

    Será que vale apena comprar esse Box da Fundação? Eu ainda não li nem os livros versão antiga.

  2. sobre o box, eu não sei se vale a pena pq ainda não li, mas os comentários que tenho ouvido sobre a traduçãoé que dá um banho na anterior, não só por ter acréscimo de texto mas por ser superior mesmo, hehe.

    eu compraria o primeiro livro separado, leria. se curtisse, comprava os outros dois.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s