Sem ideia para roteiros? Que tal ler algo desse cara aqui?

stephen_kingPense rápido: o que Um Sonho de LiberdadeÀ Espera de um Milagre e Conta Comigo têm em comum fora o fato de estarem no top250 do IMDb? Quem respondeu “São todos filmes baseados em obras de Stephen King” acertou em cheio. Muito embora o autor seja constantemente associado a filmes de terror como Carrie, a Estranha e Cemitério Maldito, o fato é que ele também já rendeu algumas adaptações excelentes fora do estilo que domina tão bem. Na realidade, a sensação que se tem é que o que ele sabe fazer bem mesmo não é nem contar histórias assustadoras, mas escrever obras perfeitas para adaptações cinematrográficas.

Para se ter idéia do que estou falando, ao fazer uma consulta pelo nome do escritor no IMDb, são listados nada mais, nada menos do que 108 filmes e séries de tvs baseados em suas obras.Ok, ok. Ainda não chegou às 724 adaptações de William Shakespeare, mas não dá para negar que para um escritor que publicou livros que passam longe de qualquer cânone literário, é interessante observar como Hollywood gosta utilizá-lo como fonte para roteiros. E é como uma forma de homenagem que comentarei aqui sobre cinco das minhas adaptações favoritas de livros de Stephen King, não levando em consideração necessariamente a qualidade da película senão a lista ficariam nos títulos já citados na pergunta inicial, não é mesmo?

It, Uma obra-prima do medo (1990):  Eu ainda acho que é uma das razões do meu medo de palhaços. Pennywise é uma das coisas mais assustadoras que já vi, e é ainda mais assustador pensar que o ator que o interpreta é ninguém mais, ninguém menos do que Tim “Frank-N-Furter” Curry. A história acontece em uma pequena cidade, aterrorizada pelo retorno de um assassino de crianças. Um grupo de amigos precisa se reunir novamente para enfrentar o horror que apenas eles conhecem. A adaptação não é exatamente fiel ao original, mas nesse caso acho que algumas mudanças foram muito bem-vindas.

O Iluminado (1980): Não tem como falar de filmes baseados em livros de Stephen King e não comentar algo sobre O Iluminado. Na minha opinião não é apenas um dos filmes mais assustadores de todos os tempos, mas também um dos melhores filmes de todos os tempos. O mais impressionante é que você pode ver e rever o filme e já saber de tudo que vai dar susto ou não, mesmo assim você é tragado para a atmosfera de horror do Overlook Hotel. Se ainda não viu, veja. Se já viu, aproveite então para se divertir com a versão em 30 segundos com coelhinhos feita pelo grupo Angry Alien. REDRUM! REDRUM!

O Nevoeiro (2007): Após uma tempestade atípica, monstros passam a aterrorizar uma pequena cidade. Um grupo se esconde dos bichos em um supermercado e a medida que o tempo vai passando, obviamente a tensão aumenta, levando em consideração as diferenças do grupo. Tem uma personagem, a fanática religiosa (interpretada por Marcia Gay Harden), que entrou na minha lista de personagens mais odiosas de todos os tempos. E tem um daqueles finais WTF que fazem o filme valer a pena mesmo que terror/tensão não seja bem a sua praia.

Conta Comigo (1986): Ok, agora um pouco de Sessão da Tarde para dar uma amenizada nessa lista de horror. Só de ver Kiefer “Jack Bauer” Sutherland mocinho e fazendo aquele papel de bad boy que ele tão bem fazia (veja lá Garotos Perdidos) já valeria a pena. Mas é uma história linda sobre amizade e amadurecimento. Naquele tom nostálgico delicioso ao melhor estilo Anos Incríveis e com aqueles finais de ficar com um nó na garganta.

1408 (2007): Baseado no conto do livro Everything’s Eventual, o único defeito do filme é, infelizmente, a conclusão. Tinha tudo para ser ótimo, mas aí estendem a história e dá nisso. Mas mesmo assim, vale a pena, até pela idéia: um sujeito meio cético ganha a vida escrevendo resenhas sobre lugares mal assombrados. Um dia recebe um postal dizendo “Não entre no quarto 1408” e adivinha o que ele faz? Pois é. Horror puro a partir daí, com Samuel L. Jackson e John Cusack.

Lembrando que agora para 2009 temos SEIS filmes baseados nas obras de King para chegar. Não é à toa que ele está presente em quase qualquer lista de escritores mais ricos do mundo atualmente. Então, na sua opinião, qual é o melhor filme baseado em um livro do Stephen King?

COMENTE ESSE ARTIGO NO FÓRUM MEIA PALAVRA

Advertisements

7 thoughts on “Sem ideia para roteiros? Que tal ler algo desse cara aqui?

  1. King estava merecendo um artigo aqui falando sobre seus filmes a um tempo já.
    Parabéns Anica, mas uma vez você soube falar muito bem e listar (você curte listas né?!) os filmes certos.

    Só colocaria que eu não gostei muito do Nevoeiro, mas não deixa de ser um filme muito bom.

  2. Eu morro de medo de It. Pena que como foi feito pra TV tem poucas cenas bem violentas. Ele merecia um remake, mas com Tim Curry ainda =)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s