Livros do Oscar

oscar_statuetteMuito embora várias pessoas achem que premiações como o Oscar não servem para nada, o mercado literário brasileiro prova o contrário. Nessa época do ano vários livros chegam às prateleiras, sendo que muitos deles são na verdade os livros nos quais filmes “oscarizáveis” se basearam. Melhor para as editoras, que ganham um tipo de “propaganda de graça”, ainda melhor para nós leitores que temos a disposição mais e mais novidades literárias.

Esse artigo faz um apanhado geral das obras que serviram como inspiração para os indicados ao Oscar de 2009. Ele está dividido em três categorias: obras traduzidas, obras sem tradução e HQs. Quanto ao segundo grupo, alguma dúvida que dependendo do que sair no dia 22 de fevereiro logo logo teremos disponível aqui no Brasil?

OBRAS TRADUZIDAS:

Começamos logo de cara com o campeão de indicações, O Curioso Caso de Benjamin Button, com Brad Pitt no papel principal. Baseado em um conto de Scott F. Fitzgerald, conta a história de um homem cuja vida começa ao contrário: na velhice.  A novidade  sobre o lançamento é que aqui no Brasil junto com o filme está também chegando através da Ediouro uma adaptação em HQ. Ainda em pré-venda, o lançamento está previsto para o dia cinco de fevereiro. Na Amazon é possível observar um pouco do material, incluindo as ilustrações. Mesmo quem já tem o conto de Fitzgerald em casa, vale a pena ir atrás dessa HQ quando ela for lançada.

oleitorOutra obra que chega nas livrarias agora perto do Oscar é O Leitor, que conta a história de Michael, um estudante de direito que é convidado a tomar parte de um julgamento contra criminosos do regime nazista, e descobre que uma das acusadas é sua antiga amante. A tradução do romance de Bernhard Schlink no qual o filme se baseou será lançada aqui no Brasil agora no final de janeiro pela editora Record.

Por coincidência, outro lançamento “oscarizável” que acaba de chegar é Foi Apenas um Sonho, de Richard Yates. A coincidência se dá pelo fato de que mais uma vez temos Kate Winslet na adaptação para o cinema, aqui fazendo o papel de April Wheeler, que junto com Frank Wheeler (Leonardo DiCaprio) representa um casal que credita ter toda a vida diante de si e que o sucesso há de chegar a qualquer momento. Mas, à medida que os anos passam, vão mergulhando num mundo de intrigas e frustrações. A tradução chegou ao Brasil através da Editora Objetiva (e já tem DiCaprio e Winslet na capa).

OBRAS SEM TRADUÇÃO:

Frost/Nixon – Behind the Scenes of the Nixon Interviews,  obra de David Frost e Bob Zelnick, relata todo o processo por trás da entrevista entre Frost e Richard Nixon, então recém afastado da presidência dos Estados Unidos. O livro não rendeu só o filme que foi indicado a 5 Oscars (incluindo o de melhor filme e também o de melhor direção), como também uma peça de teatro vencedora do Tony Award.  Talvez por não ser um romance seja a explicação de porque ainda não foi traduzido aqui no Brasil.

doubtOutro sem (ainda) sem tradução é Doubt, de John Patrick Shanley. O livro (vencedor do Pullitzer de 2005) conta a história de uma freira que passa a questionar as próprias escolhas a partir do momento que começa a se importar demais com um colega do sexo oposto. O filme conta com Meryl Streep, indicada ao Oscar de Melhor Atriz Principal e também com Philip Seymour Hoffma, indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.

HQs:

Desde a adaptação para o cinema de X-Men há cerca de 10 anos, Hollywood tem absorvido com afinco tudo o que a nona arte pode oferecer. Exemplo disso é a quantidade de filmes baseados em HQs que chegam todos os anos e, para coroar esse novo filão, temos quatro filmes que são adaptados dos quadrinhos entre os indicados ao Oscar agora em 2009.

O primeiro e mais óbvio é Batman: o Cavaleiro das Trevas, que pode render para Heath Ledger um Oscar póstumo como Melhor Ator Coadjuvante. Se você se divertiu com o filme, uma boa sugestão é correr até a comic shop mais próxima e garimpar um desses títulos aqui: Asilo Arkham (Grant Morrison), A Piada Mortal (Alan Moore) e Batman: O Cavaleiro das Trevas (Frank Miller). Se possível compre as três, que são de leitura obrigatória para qualquer fã do morcegão.

Outro herói que chegou nas telas e agora também ganhou indicação ao Oscar é o Homem de Ferro, interpretado por Robert Downey Jr. A personagem esteve em alta atualmente por causa da saga Guerra Civil, lançada pela Marvel entre 2006 e 2007. Aqui o herói aparece apoiando a lei de registro de super-humanos, e por conta disso gerando um verdadeiro conflito com aqueles que são contra a lei. No site da Panini foi publicado um checklist para quem quiser ir atrás das revistas da saga.

Além desses dois, Hellboy também ganhou o gostinho de ser indicado ao Oscar. Trata-se de uma HQ menos conhecida do que Batman, por exemplo, mas de excelente qualidade. A personagem foi criada por Mike Mignola e os quadrinhos já são publicados aqui no Brasil desde 1998.  O Despertar do Demônio, um dos primeiros títulos lançados aqui, foi relançado no ano passado em edição histórica pela Mythos. Se encontrar, vale a pena comprar e conferir. Hellboy é uma ótima resposta para aqueles que acham que HQ é coisa só para crianças.

Finalmente, outro quadrinho que rendeu um filme com indicação ao Oscar foi Procurado. Escrita por Mark Millar (que também tem o arco Guerra Civil supracitado no currículo) entre 2003 e 2004, a HQ foi publicada aqui no Brasil pela editora Mythos em 2005.

COMENTE ESSE ARTIGO NO FÓRUM MEIA PALAVRA.

Advertisements

3 thoughts on “Livros do Oscar

  1. Acho válido ler um livro depois ver ele estampando uma telona de cinema, é como ter uma “visão” do que se acabou de ler, mesmo que essa visão seja a de outra pessoa.

  2. eu acho que é meio nessa idéia que todos acabam querendo ler um livro depois de ver o filme no cinema. eu, pelo menos, quando gosto muito de um filme e fico sabendo que foi baseado em um livro, quero logo ler, até pq sei que invariavelmente o livro é sempre melhor do que o filme, hehe

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s