Quem é Capitu?

Eu sei que ao mesmo tempo que diversas pessoas babam por essa personagem, as vezes até querendo atribuir mais mistérios do que aqueles que Machado já deixou, existe lá também uma infinidade de pessoas que tremem só de lembrar que Capitu é personagem de Dom Casmurro (também conhecido como “aquele livro chato que fui obrigado a ler”). Eu, apesar de “obrigada” a ler Dom Casmurro, confesso que estou no primeiro time.

Não que eu tenha uma adoração tremenda pela personagem. Admiro, sim, é a capacidade do Machado de ter incluído em nosso imaginário essa figura que é, por si só, uma interrogação. E acredito que justamente por isso o Quem é Capitu?, recém-lançado pela editora Nova Fronteira, é tão especial: ao invés de focar no mistério básico da traição ou não, ele vai além e mostra faces e faces não só de Capitolina, mas da obra Dom Casmurro em si.

A coleção de contos, crônicas e ensaios organizada por Alberto Schprejer conta com uma constelação de nomes, incluindo aí até Fernanda Montenegro, e outros “velhos conhecidos” do público como Lya Luft e Luis Fernando Veríssimo. São diversos autores, que vão desenhando a obra de Machado e levantando questões interessantíssimas que muitas vezes o leitor de primeira viagem podem deixar passar batidas.

O ponto alto do livro é o conto “O caso da senhora Santiago”, de Gustavo Bernardo. A idéia é simplesmente genial: a história toda é só a fala de uma personagem, e o leitor aos poucos passa a entender que a inerlocutora é a Capitu. O desfecho é tão nonsense e divertido que me fez lembrar até o humor dos Python. Verdade seja dita, o livro já valeria só por esse conto.

Mas tem muito mais. E, como disse anteriormente, a obra vai além de especular se Capitu traiu Bentinho, e justamente por isso levanta possibilidades infinitas de leitura. Sim, traiu. Não, não traiu. Sim, mas quem traiu mesmo foi o Escobar. Não, porque na verdade o Bento era gay (etc.). São diversas vozes, e no final das contas todas elas mostrando as mais variadas cores que a obra de Machado de Assis possui.

Justamente por isso é um livro para agradar aos dois lados: sejam os babões da Capitu, sejam os traumatizados do vestiba. Mesmo porque se o professor em sala de aula não foi capaz de responder a razão pela qual Dom Casmurro deve ser lido, Quem é Capitu? não só dá conta da tarefa de explicar, como também de deixar claro os motivos que fazem da leitura da obra de Machado um prazer. E eu fico aqui, tentando lembrar onde larguei meu Casmurro porque definitivamente preciso ler novamente.

Para quem quiser mais sobre o lançamento da Nova Fronteira, já está no ar um site especial sobre o livro. Tem leitura complementar, trecho do livro e outras coisitas mais. E antes que eu me esqueça: genial a idéia da capa de Marcelo Martinez.

Comente esse post no Fórum Meia Palavra

Advertisements

7 thoughts on “Quem é Capitu?

  1. Muito bom o texto Ana, deixa com vontade de ler os dois, não se esqueça do site dominiopulico.gov.br, existe diversas obras nele, e todas gratuitas, inclusive Machadão.

  2. Machado sempre nos trás uma leitura agradável, este livro falando sobre a sua personagem mais famosa parece bem interessante, gostei muito do artigo. Vou ver se o encontro para dar uma conferida (:

  3. Muito bom mesmo, eu sou da turma dos babões pela Capitu. Qdo lí Dom Casmurro, me apaixonei pela personagem e se tornou obcessão defendê-la a todo custo. Certamente procurarei pelo livro.

  4. Gostei de mais de alguns textos e não tanto de outros, o do Gustavo Bernardo é simplismente maravilhoso. E Millôr me deixou na dúvida sobre a sexualidade de Bentinho. O livro não é de todo ruim, mas alguns ali não falam mta coisa.
    Gostei da resenha!

  5. Parece ser um livro interessante, pretendo dar uma conferida o mais breve possível. Li Dom Casmurro antes que me obrigassem (hehe), e também sou um babão confesso da Capitu. Fiquei curioso com esse tal conto do Gustavo Bernardo.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s